segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Contra Milhões Ninguém Combate


O que Reflecte

Até a Democracia provavelmente não prevê um caso destes, para piorar até ao momento o número de votos nulos (261 mil 177 nulos) é superior aos votos do partido em terceiro lugar (PRS - 150.863 = 3.13%), ainda pior o número de votos em branco (216 mil 355 estão em branco) também é superior aos votos do terceiro partido. Como brincadeira podemos dizer que o MPLA saiu de Partido para Inteiro. Tendo em conta a teoria de Pareto* (20/80) podemos também dizer que a PAZ é mais importante para 80% da população “Amem”.

Devemos congratular e apoiar os vencedores, o que dirá a historia de aqui a cem anos? “Foram as Eleições da continuação da Paz ou Angola contribui para a mudança da própria Democracia”. Eu tenho dito que em Angola um + um = 3, também digo que a justiça só é boa quando está a nosso favor, senão é chamada de injustiça. Agora acabei de analisar pela reacção de alguns actores e a leitura dos resultados, que a democracia quando é totalitária chega a parecer monopólio do Poder, mas afinal de contas não mesmo isso que os concorrentes ao poder procuram. Meu pai ainda disse este final de semana que o Poder não se entrega, mas arrancasse. O McCain, Gordon Brown ou mesmo o Mugabe se tivessem este poder dado pelo povo assim, pelo escrutínio, chamariam também democracia e quer na europa como america, acrescentariam também o titulo de Furacão ou Terramoto Politico, por isso é importante reconhecer aqui um grande vencedor na arena politica.

Fugindo a realidade só para reflectir, se depois de o José Eduardo dos Santos ser confirmado Presidente por maioria eleitoral em 2009, decidir convidar o Abel Chivukuvuku como Primeiro Ministro de Angola. Como fica, quais são as possiveis consequências para a Democracia e País?.

Ameaça ou Vantagem Democrática

Depois desta grande vitoria, melhor destabilizadora para oposição, do MPLA. O prémio Nobel da estabilização seria convidar, apesar de derrotados totalmente, alguns dos melhores filhos de Angola que se encontram em outros partidos para fazer parte da administração/governação do País. As vantagens são claras, impediríamos a morte da oposição, construiríamos o sentido de nação, e as melhores ideias seriam todas consideradas. Porque se o MPLA não estiver a nível das expectativas do eleitorado de aqui a quatro anos poderemos ter um viragem brusca, que poderá mesmo ser chamada de revolução Politica/Poder.

Apesar de não deixar de respeitar a grandiosa vitoria, acredito que seria melhor uma vitoria de maioria equilibrada. Mas como somos Angolanos vamos agora provar que é possível ser democrata com maioria esmagadora, porque até já partilhamos o parlamento entre irmãos que ao mesmo tempo se encontravam em guerra.

Que viva para sempre a PAZ entre os Angolanos, e que cresça sempre a Democracia Angolana.

Por uma Humanidade Melhor e Mais Justa e Carregada de Amor, meu Deus olhe por Nós.

Kardo Bestilo



* A Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas.
O princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Fonte: wikipedia.org

Sem comentários: