quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ele Carrega o Mundo Nos Seus Ombros

Kussi Bernardo

«Anunciei que disputaria a eleição por conta daquilo que Martin Luther King definiu como 'a feroz urgência do agora'. O momento é agora. Não quero passar os próximos 4, 8 ou 12 anos assistindo às mesmas discussões, travadas da mesma maneira e com a mesma falta de resultados. Não quero opôr os conservadores aos liberais, quero liderar os Estados Unidos da América...» Barack Obama


Enquanto Luanda dormia ontem o Mundo mudava. Os sem voz ganhavam voz, os sem esperança ganhavam esperança, os residentes em cantos esquecidos do mundo eram mencionados, 45 anos depois do discurso de Martin Luther King como uma profecia o 44º Presidente americano quebra a barreira da raça. Barack Obama no seu discurso à nação compara a sua vitória a chega a Lua e a Queda do muro de Berlim.

A expectativa do Mundo é muito alta, será que ele vai estar a altura já se pergunta em alguns cantos. Se Obama é o que o seu discurso apaixonante e inspirador conhecido pelo Mundo, então certamente que vai conseguir equilibrar as expectativas. Os homens com valores positivos vão poder continuar a ter valor e não vencerão apenas os homens sem escrúpulos como já é de praxe.

Para países africanos com o efeito Obama precisam de se preparar para receber também Presidentes com origens Europeias, Asiáticas e não só. É preciso olhar para o Mundo de uma forma diferente e colocar os interesses humanos na prateleira da frente.

Para nós em português Barack é muito próximo de Barraca e, claro se ele falhar o nome ganha logo um “a”, assim como se ele tivesse perdido os e-mails pejorativos teriam ganho voz. O que deve significar esta vitoria na realidade é uma vitoria para a Humanidade. Pode se acrescentar fora deste contexto, que se Jorge Bush fosse um líder africano o TPI (Tribunal Penal Internacional), os Estados Unidos, Amnistia Internacional e outras organizações iriam começar a solicitar a sua extradição para julgamento por crimes contra a Humanidade (Guantánamo, Invasão do Iraque (Crianças, Mulheres e Velhos mortos numa guerra sem justificação) e muito mais que não sabemos, mas infelizmente para o mundo e felizmente para ele, é um americano.

Portanto, mas que ninguém nos últimos séculos Obama é realmente o homem que carrega o Mundo nos seus ombros, em momento de crise financeira, duas guerras quentes como herança de Bush. Mas quis o destino que fosse ele o homem e certamente que vai fazer tudo ao seu alcance para não deixar cair o Mundo e nós podermos celebrar a sua gloriosa saída daqui a 8 anos e apagar a vergonhosa passagem Bush de 8 anos que parecem décadas.

Sem comentários: