segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Mundo Vota para Obama

Kussi Bernardo

Nos últimos anos a política Americana tem sido vista apenas como a continuação da imposição dos valores positivos e negativos de uma super-potência sobre o resto do Mundo. Com a entrada de novos players (Uma Mulher, Um Preto e Um Idoso) no Topo da arena política americana, o Mundo acompanha atentamente a evolução da campanha presidencial, algumas pessoas até gostariam de poder votar apesar de não serem americanas e a maioria quer votar a favor de Barack Obama para assegurar a derrota de John McCain. Obama que começou por ser aos olhos de muitos um candidato de origem africana e, conquistando assim o voto das minorias, hoje é muito mais que um candidato de origem africana.

Barack Obama é hoje para o Mundo um candidato com visões globais e humanitárias, o Presidente que América precisa para fazer do país uma potência mais tolerante, que observa e escuta as opiniões dos países mais frágeis, resumindo um Worldly Friend Country (País Amigo do Mundo).

Pegando nas palavras de Amândio Vaz Velho “As instituições desenvolvem-se até ao nível do carácter de quem as lidera.” Podemos concluir que se o carácter de Obama mostra ser mais positivo, inspirador e de quem traz a esperança para o Mundo que procura por líderes, que se aproximem ao amor que Jesus Cristo solicitou de nós, o amor ao próximo, líderes que entendem que são votados para servir, para lutar pelo interesse do povo que servem e não apenas para lutarem pela sua sobrevivência e carregarem as cicatrizes para provar. Precisamos de líderes que sonhem alto e não se apropriem alto do bem público, líderes que consigam instaurar a moral e valores positivos que morrem todos os dias em nossas sociedades, líderes que dêem mais vontade de viver à sociedade. Então sem margem de dúvidas que Barack Obama mostrasse ser o homem certo “carácter” para restaurar a relação entre o Mundo e os Estados Unidos da América. Portanto, o nível de exigência do Mundo é muito alto para qualquer homem que ocupar a cadeira da Casa Branca e em especial para o Barack Obama, que se ele conseguir corresponder as expectativas globais ele corre o risco de passar a ser considerado o primeiro Presidente do Mundo por escolha natural, mas se ele não conseguir entregar as expectativas voltará a ser só mais um Presidente Americano que chegou e desarrumou mais o mundo.

A bíblia diz “Quem não Vive para Servir não Serve para Viver,” logo se os líderes e membros de partidos políticos existem para ser servidores, embora o Mundo conheça mais uma outra versão “Os Enriquecedores Públicos” que ao invés de servirem o povo, servem-se do povo para assegurarem as suas dinastias. A chegado o momento de cada um de nós reflectir e fazer a pergunta ao seu íntimo, porque é que eu existo? À quem eu sirvo? O que fiz este ano para ajudar o próximo? Será que só questiono o que o governo deveria fazer, e o que é que como cidadão eu faço para melhorar ou ajudar o próximo e o Mundo?

Se o Mundo hoje se revê no Barack Obama é porque no interior de cada um de nós podemos nos aperceber que a nossa vontade e contribuição é necessária para termos um Mundo melhor, solidário e com líderes mais capazes e verdadeiros servidores públicos, e não detentores de poder que põem em risco a natureza, humanidade e a moral.

Sem comentários: