quinta-feira, 3 de novembro de 2016

E Todo o País Tem

O meu hino vibra comigo e faz acender as chamadas da angolanidade em mim...

Bem isso não é uma novidade para quem me conhece e nem para mim, mas nos últimos dias a minha filha de quatro anitos passa o dia quase todo a cantar o hino, e é de facto um sentimento de orgulho ouvir a minha princesa rosa a entoar com tanto carinho e repetidas vezes o hino que foi escrito na véspera da nossa independência formal dos quinhentos anos de invasão colonial.

Talvez o Manuel Rui tivesse tido outras vontades, talvez o Rui Mingas tivesse outro som em mente, mas foi o sentido de pátria, o furor da liberdade, a dor, a alegria, o sol e os sonhos realizados de um povo. A vitória das lutas de Jinga, Mandume, Mbala Neto, António dos Santos, António Sabalo, António Santana, Maria, João, Baltazar, Matoso e tantos outros nomes conhecidos e não conhecidos, que viveram e que não viveram o momento, mas que entre todas as coisas como cantou Teta Lando compreenderam os mortos porque morreram, festejam os vivos porque valeu a pena a independência, e grito eu é um Orgulho ter uma Pátria e um hino como o meu Angolano.


Hino Nacional de Angola

Ó Pátria, nunca mais esqueceremos
Os heróis do 4 de Fevereiro
Ó Pátria nós saudamos os teus filhos
Tombados pela nossa Independência
Honramos o passado e a nossa História
Construindo no trabalho um homem novo
Honramos o passado e a nossa História
Construindo no trabalho um homem novo

Angola, avante!
Revolução, pelo Poder Popular!
Pátria Unida, Liberdade
Um só Povo, uma só Nação!
Angola, avante!
Revolução, pelo Poder Popular!
Pátria Unida, Liberdade
Um só Povo, uma só Nação!

Levantemos nossas vozes libertadas
Para glória dos povos africanos
Marchemos, combatentes angolanos
Solidários com os povos oprimidos
Orgulhosos lutaremos pela Paz
Com as forças progressistas do mundo
Orgulhosos lutaremos pela Paz
Com as forças progressistas do mundo

Angola, avante!
Revolução, pelo Poder Popular!
Pátria Unida, Liberdade
Um só Povo, uma só Nação!
Angola, avante!
Revolução, pelo Poder Popular!
Pátria Unida, Liberdade
Um só Povo, uma só Nação!

Sem comentários: