sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Não Basta Fazer A Minha Parte...

Nas relações humanas sempre ouvimos alguém dizer que "Eu já fiz a minha parte", provavelmente isto é uma reacção que já é regra na realidade que tem a sua origem na infância e simplesmente nega-se a crescer e quanto mais egoísta nós formos mais intensa e rígida é a regra.

Apesar de que do ponto de vista pessoal/individual pode até ser um bom escudo para a sobrevivência ao jogo do amor, ao abuso do irmão preguiçoso, acaba por se tornar depois numa capa de fuga de covardes e maus membros de equipa.

Para os mais atentos já conseguem sentir o impacto desta atitude no mundo laboral, mas só para ilustre o porque é que não podemos carregar esta atitude infantil para o casamento e para a vida profissional eu vou usar um exemplo que todos podemos ver e sentir com alguma facilidade e depois deixo a parte da analogia para cada um, ok?

Por exemplo imaginem que num jogo de futebol do Gira Bola ou Liga dos Campeões e, lembrem-se que acontece, mas voltado ao grito... O meio campista passa a bola para o atacante e o atacante camisola número dez desliza e beija o chão, deixando a menina livre para o oponente. Será que o Meio Campista pode se dar ao luxo de deixar tudo resto acontecer e esperar que aconteça um golo porque ele já fez a sua parte?

Hoje carregados de certezas muitos supostos profissionais chegam ao local do serviço com esta mesma atitude infantil do ponto de vista profissional e limitam-se a fazer a sua pequena parte sem querer saber qual o contributo para o todo que é a organização.

Por isso que eu concordo com a clareza que Richard Templar dá a este tema no seu livro THE RULES OF WORK (As Regras do Trabalho), (Ele defende que estamos todos a fazer dois trabalhos, mas a maior parte de nós está apenas consciente de um deles - o trabalho na mão: atingir as nossas metas de vendas, reduzir o tempo indisponibilidade das maquinas, acelerar as contas de gestão, o que for. O outro trabalho é igualmente maior e vago: fazer a organização trabalhar.)

Por isso eu reforço aqui a Regra Principal do Trabalho:

NÃO BASTA FAZER A MINHA PARTE, PRECISO FAZER A EMPRESA FUNCIONAR.


Kussi Bernardo

Sem comentários: